Warranty and Maintenance / Garantia e Manutenção

mdset

Manutenção

A maioria das facas que eu crio são feitas de aço carbono ou damasco feito a partir de aços carbono e elas necessitam de certos cuidados simples para não enferrujar:

1 – Lave a lamina eliminando qualquer resíduo de alimento. Se você usar uma esponja, use apenas o lado macio, não o mais abrasivo.

2 – Seque a lamina cuidadosamente.

3 – Se a faca for guardada por longos períodos, aplique na superfície da lâmina uma camada de óleo de máquina – óleo Singer, WD-40 ou similar. Ou use óleo mineral fino 9óleo Johnson ou similar) que é particularmente útil para facas de cozinha pois não precisa ser removido antes do uso.

4 – Nunca lave suas facas na lavadora, especialmente as que tem empunhadura em madeira, e nunca guarde facas que você quer que permaneçam afiadas na gaveta, misturadas com outros talheres.

Se a faca for de aço inox, simplesmente pule o passo número três.

Obs.: Como se pode ver na foto acima, é bem provável que, depois de algum, uso suas facas de aço carbono desenvolvam uma pátina escura ou levemente colorida, dependendo do alimento na qual foram usadas. Isso é muito normal em facas de aço carbono e não altera de maneira alguma o sabor dos alimentos e nem danifica a faca. Muitas pessoas incentivam o surgimento da pátina cortando limões, cebolas, etc, e usando alguns outros truques, criando assim um acabamento único.

Afiação

Não vou discorrer longamente sobre este tema aqui já que muita informação pode ser encontrada numa pesquisa rápida no Youtube. Pretendo apenas responder algumas perguntas que ouço frequentemente. Lembre-se, porém, que, depois de assistir os trocentos vídeos que estão no Youtube, o negócio é praticar. Para aprender a afiar, não há substituto para a prática.

P: Quais pedras devo usar?

R: Qualquer pedra vai servir para afiar mas se você tentar afiar uma faca de s30v com aquela pedrinha chinesa comprada na loja de R$ 1,99, é bom ter muuuito tempo pra gastar nessa operação. Um bom conjunto de pedras arkansas (média, fina e se possível extra-fina) ou um par de pedras japonesas (1000 e 3000, por exemplo) é mais caro mas vai funcionar bem melhor e durar muito mais tempo. Pedras de cerâmica e diamantadas também são uma boa mas cuidado com as últimas que são meio famintas e podem diminuir bem a vida de uma faca, embora sejam ótimas para remoção rápida de material.

P: Posso usar chaira?  E afiadores elétricos?

R: Pode e deve usar chaira pois a sua combinação com as pedras aumenta a vida útil de qualquer faca. Use a chaira sempre que sentir que a faca está perdendo seu fio e quando começar a perceber que a chaira não está funcionando, aí é a hora de usar a pedra. Cuidado com chairas diamantadas. Como as pedras, elas são muito abrasivas e podem encurtar a vida de uma faca consideravelmente.

Quanto aos afiadores elétricos, cuidado com eles! Não testei todos mas já experimentei um que era especialista em transformar facas de fio liso em serrilhado para surpresa dos donos. Sugiro que o aparelho seja testado numa faca barata antes de ser usado nas mais caras.

P: Como afio facas com desbaste assimétrico?

R: Existem vário tipos de facas com desbaste assimétrico. Falando especificamente sobre as minhas, elas tem um leve ângulo no lado plano que serve tanto para diminuir a tendência dessas laminas a se curvar para esse lado em cortes longos como para facilitar a afiação. que eu recomendo que seja feita no lado do desbaste (direito para facas destras) e depois o resíduo de aço no fio seja removido passando a face plana num couro ou papelão, ou numa pedra bem fina. Quanto ao ângulo, tente mante-lo próximo ao original para obter os mesmos resultados. Afiadores mais experientes, claro, vão querer alterar o ângulo do fio de acordo com sua preferência.

Se você tiver qualquer dúvida sobre a manutenção e afiação de suas laminas, basta entrar em contato comigo.

Garantia

Todas as minhas facas, incluindo as Essenciais, tem garantia pelo tempo em que eu estiver trabalhando contra qualquer defeito de fabricação ou materiais, e serão reparadas, substituídas ou terão seu valor reembolsado, de acordo com minha avaliação de cada caso.

Elas também têm afiação gratuita (exceto o frete de retorno) uma vez por ano.

%d blogueiros gostam disto: