Manutenção

pedrased

Manutenção

A maioria das facas que eu crio são feitas de aço carbono ou damasco feito a partir de aços carbono e elas necessitam de certos cuidados simples para não enferrujar:

1 – Lave a lamina eliminando qualquer resíduo de alimento. Se você usar uma esponja, use apenas o lado macio, não o mais abrasivo.

2 – Seque a lamina cuidadosamente.

3 – Se a faca for guardada por longos períodos, aplique na superfície da lâmina uma camada de óleo de máquina – óleo Singer, WD-40 ou similar. Ou use óleo mineral fino 9óleo Johnson ou similar) que é particularmente útil para facas de cozinha pois não precisa ser removido antes do uso.

4 – Nunca lave suas facas na lavadora, especialmente as que tem empunhadura em madeira, e nunca guarde facas que você quer que permaneçam afiadas na gaveta, misturadas com outros talheres.

Se a faca for de aço inox, simplesmente pule o passo número três.

Obs.: É possível, e bem provável, que depois de algum uso suas facas de aço carbono desenvolvam uma pátina escura ou levemente colorida, dependendo do alimento na qual foram usadas. Isso é muito normal em facas de aço carbono e não altera de maneira alguma o sabor dos alimentos e nem danifica a faca. Muitas pessoas incentivam o surgimento da pátina cortando limões, cebolas, etc, e usando alguns outros truques, criando assim um acabamento único.

Afiação

Não vou discorrer longamente sobre este tema aqui já que muita informação pode ser encontrada numa pesquisa rápida no youtube. Pretendo apenas responder algumas perguntas que ouço frequentemente. Lembre-se, porém, que, depois de assistir os trocentos vídeos que estão no Youtube, o negócio é praticar. Para aprender a afiar, não há substituto para a prática.

P: Quais pedras devo usar?

R: Qualquer pedra vai servir para afiar mas se você tentar afiar uma faca de s30v com aquela pedrinha chinesa comprada na loja de R$ 1,99, é bom ter muuuito tempo pra gastar nessa operação. Um bom conjunto de pedras arkansas (média, fina e se possível extra-fina) ou um par de pedras japonesas (1000 e 3000, por exemplo) é mais caro mas vai funcionar bem melhor e durar muito mais tempo. Pedras de cerâmica e diamantadas também são uma boa mas cuidado com as últimas que são meio famintas e podem diminuir bem a vida de uma faca, embora sejam ótimas para remoção rápida de material.

P: Posso usar chaira?  E afiadores elétricos?

R: Pode e deve usar chaira pois a sua combinação com as pedras aumenta a vida útil de qualquer faca. Use a chaira sempre que sentir que a faca está perdendo seu fio e quando começar a perceber que a chaira não está funcionando, aí é a hora de usar a pedra. Cuidado com chairas diamantadas. Como as pedras, elas são muito abrasivas e podem encurtar a vida de uma faca consideravelmente.

Quanto aos afiadores elétricos, cuidado com eles! Não testei todos mas já experimentei um que era especialista em transformar facas de fio liso em serrilhado para surpresa dos donos. Sugiro que o aparelho seja testado numa faca barata antes de ser usado nas mais caras.

P: Como afio facas com desbaste assimétrico?

R: Existem vário tipos de facas com desbaste assimétrico. Falando especificamente sobre as minhas, elas tem um leve ângulo no lado plano que serve tanto para diminuir a tendência dessas laminas a se curvar para esse lado em cortes longos como para facilitar a afiação. que eu recomendo que seja feita no lado do desbaste (direito para facas destras) e depois o resíduo de aço no fio seja removido passando a face plana num couro ou papelão, ou numa pedra bem fina. Quanto ao ângulo, tente mante-lo próximo ao original para obter os mesmos resultados. Afiadores mais experientes, claro, vão querer alterar o ângulo do fio de acordo com sua preferência.

Se você tiver qualquer dúvida sobre a manutenção e afiação de suas laminas, basta entrar em contato comigo.

Anúncios

107 ideias sobre “Manutenção

  1. ivancampos Autor do post

    O óleo de máquina serve para conservar a peça mas deve ser retirado quando a faca for utilizada, no caso de uma faca que vai ter contato com alimentos. Óleos vegetais, em sua maioria, ficam rançosos, nao servindo para esta funçao, exceto para “quebrar o galho” por períodos curtos, sendo logo reovidos.
    Uma boa opção é o óleo mineral fino, que deixa poucos resíduos e pode ser ingerido.

  2. ivancampos Autor do post

    Olá, Eduardo

    Depende do tamanho do estrago. Se for pequeno e superficial você pode usar scothcbrite ou uma lixa fina mas se a corrosão é muito profunda, pode requerer polimento mecânico ou mesmo ser impossível de remover por completo.

  3. ivancampos Autor do post

    Olá, Miguel! Caso você use a faca com frequência, lava-la e secar bem após o uso resolve. Se for guardá-la, use um óleo como WD-40, Óleo Singer ou óleo mineral (recomendado caso você use a faca para preparar alimentos).

  4. Marcio Luz

    Boa tarde Ivan,
    Eu comprei uma lâmina em aço damasco e a mesma veio áspera e acinzentada com suas marcas show. Ai tem um amigo meu que fez uma faca pra mim com a lâminas, colocou um cabo em chifre escuro, onde fez um modelo chamado “pata de cavalo”, ficou show, só que quando foi afiar a lâmina e fazer as moscas na parte das costas da faca ele poliu e as marcas do aço não aparecem tanto, tem alguma coisa que posso passar para essas marcas voltarem a aparecer com mais nitidez?
    Abraço.

  5. ivancampos Autor do post

    Olá, Marcio

    Você pode fazer o padrão do damasco aparecer usando limão, vinagre ou percloreto de ferro. Este último é bem mais agressivo e pode ser encontrado em lojas de materiais eletrônicos. Depois do processo, lave bem a peça com detergente e passe óleo. É importante se certificar que ela esteja completamente livre de resíduos ou ela vai enferrujar.

  6. ivancampos Autor do post

    Olá, Giancarlo

    FCas em aço damasco podem variar bastante de qualidade dependendo do fabricante, materiais usados, dureza alcançada na têmpera, etc, mas de maneira geral você pode afiar essa faca da forma como está acostumado, embora eu não recomende uma lima e sim pedras de afiar. Outra coisa: a menos que a lâmina seja de damasco inoxidável, lembre-se de mante-la limpa e lubrificada e guarde sempre fora da bainha, se esta for de couro.

  7. Rafael

    Olá,
    Eu comecei a estudar gastronomia faz pouco tempo e tenho uma duvida muito grande quando se diz respeito a afiação de facas. Compre 3 facas a um tempo e ela já perderam o corte. Não sei afia-las, não sei de que marca são, não sei o tipo de material delas, assim também como não sei o angulo de sua afiação. Gostaria que você me ajudasse, se possível.
    Agradeço desde já.

  8. ivancampos Autor do post

    Se for charia de aço inox, basta manter limpa. Se for de aço carbono, ela vai tender a oxidar e, eventualmente, vai ganhar uma cor escura, mas basta mante-la limpa e sem ferrugem.

  9. Adriano

    Olá ivan boa tarde achei uma mola ela representa ser de carroça parece ser muito antiga quero fazer uma faca com ela
    O que eu posso usar pra têmpera para fina ou óleo hidráulico

  10. Julyanna G.

    Bom dia, meu pai ama facas, e este mês é seu aniversario. Gostaria de arrumar uma forma para deixar elas exposta, talvez um expositor com vidro, não sei como guardam facas. Poderia me ajudar com uma ideia? As facas que ele tem ficam guardadas, e ele raramente usa. Obrigada

  11. ivancampos Autor do post

    Olá, Julyanna

    Há diversas formas de expor uma coleção de facas. Pode-se colocá-las na parede em barras magnéticas ou em encaixes, num móvel tipo cristaleira ou numa dessas mesas de centro com tampa de vidro, entre várias outras maneiras.

  12. ivancampos Autor do post

    Nunca tive uma dessas em mãos mas creio que a manutenção normal – ou seja, se for aço carbono você passa óleo de tempos em tempos e não deixa na bainha – é o suficiente, bem como ela poe ser afiada normalmente em pedra e chaira. Quanto a usá-la na preparação de alimentos, facas bowie são mais apropriadas para uso como faca de luta ou de campo, dependendo do modelo, e não para cozinha e embora isso seja possível, a lâmina grossa e especialmente a guarda dupla vão atrapalhar bastante.

  13. ivancampos Autor do post

    Olá, Genisson

    Afiadores portáteis – do tipo que tem dois bastõeszinhos abrasivos cruzados – não são muito eficientes mas também não vão estragar a faca. Já os eletricos podem fazer um belo estrago criando dentes na lâmina – já vi isso acontecer e não sei se era defeito daquele afiador ou problema do projeto mas, de qualquer forma, seria cuidadoso. Outro problema é que eles tendem a diminuir bastante a vida útil da lâmina, então acho melhor usá-los só em facas baratas.

  14. porumbemestaranimal

    Olá Ivan! Obrigada por compartilhar essas dicas. Sou nova no assunto.
    Adquiri recentemente uma faca de mola de trem, oxidação de arma de fogo (comprei pela beleza) e para falar a verdade não entendi muito bem o que significa. Ela precisa de algum cuidado diferenciado? Ou apenas os já mencionados? Muito obrigada!

  15. ivancampos Autor do post

    Absolutamente normal e esperado em qualquer faca que não seja de inox, Arthur, e essa pátina não representa nenhum problema.
    Você só precisa guardar a faca limpa e seca e, de vez em quando, passar óleo para evitar a ferrugem.

  16. ivancampos Autor do post

    Nada de mais, basta mante-la limpa e seca e com uma camada leve de óleo que a peça deverá permanecer como nova. Se você usá-la, porem, pode ser que a oxidação saia.

  17. CLAUDIA HELENA WALENDY

    tenho 2 facas Zakharov que ganhei, tenho tido alguma dificuldade em afiá-las, antes tinham um fio fenomenal, agora estão ruins. alguma dica?

  18. ivancampos Autor do post

    Quase. Basta acompanhar o ângulo no lado polido e remover a rebarba pelo lado plano (o lado esquerdo numa faca de destro). Você vai notar que o fio não morre em zero – ele tem um leve ângulo no lado esquerdo também que terá de ser refeito eventualmente, mas não precisa ser afiado na mesma proporção do outro lado.

  19. Felipe Beato

    Estou tendo problemas de ferrugem nas facas por ficarem dentro da bainha de couro.
    Tem algum material que posso colocar quando for fabricar a bainha que evite o contato do couro e lamina, para que nao oxide a mesma?!

  20. ivancampos Autor do post

    Não tinha visto seu comentário, meu! Bem, aquelas manchas escuras são a pátina à qual me refiro. Habitualmente, pode ser removida com abrasivos leves.

  21. ivancampos Autor do post

    Olá, Felipe
    Facas de aço carbono não devem ser guardadas em bainhas de couro de fora alguma pois elas vão enferrujar mesmo.
    Guarde-as fora da bainha e o problema acaba.
    Nas bolsas de couro que eu uso, cosumo usar felro como forro e funciona muio bem mas não sei se funcionaria em bainhas de cinta.

  22. Chrystian Schweitzer

    Prezado, pode explicar melhor o procedimento para ressaltar as camadas do aço damasco, por exemplo: a lâmina deve ficar imersa no ácido (limão ou vinagre) caso afirmativo, por quanto tempo?

  23. ivancampos Autor do post

    Olá, Chrystian!
    Se a lâmina foi recentemente polida e está “lisa”minha sugestão é a imersão. Já se se trata apenas de reavivar o damasco, quando a lâmina á está pesa a algum tio de empunhadura, isso pode ser feito com aplicações do líquido escolhido com um pano molhado ou algo assim até porque não é desejável que o ácido tenha contato com os materiais usados para empuhaduras normalmente.
    Quanto ao tempo necessário, isso depende dos aos usados no damasco – alguns corroem mais depressa que outros de forma mais lenta. O ideal é ir aplicando e checando até se obter o resultado desejado.
    Também não há uma profundidade correta da textura do damasco, isso ficando a critério de quem fizer a aplicação.

  24. Fernando Farias

    Olá amigo…
    tenho uma coleção de canivetes estilo pica fumo no qual sou fã de carteirinha em aço inox kkkk, posso passar óleo de peroba em cabos de madeira e óleo singer fino nas lâminas? ..
    Guardo eles nas bainhas de couro mais envolvo em óleo e plástico filme !..
    Tem alguma dica pra conservação de cabos de chifre de boi e búfalo? ..

  25. ivancampos Autor do post

    Boa noite, Fernando
    Você está fazendo tudo certinho e se forem inox, nem precisa passar óleo nas lâminas.Provavelmente, o inox usado é o 420, bem resistente à ferrugem. Pela mesma razão dá para manter os canivetes nas bainhas sem preocupação mas não faça isso com os que forem de inox. Óleo de peroba na madeira é uma boa e no chifre você pode usar aquela pasta para casco de cavalo – eu mesmo nunca usei mas já recebi essa dica.

  26. Fernando Farias

    bom dia irmão!! Eu uso óleo de mocotó nas minhas bainhas e artigos em couro, posso usar nos chifres ?.. Obrigado pelas dicas !
    Todos os meus da zebus são em aço inox 420 de alta dureza,sou super fã de lâminas kkkkkkkkkkk! !..
    Gosto muito tbm de artesanais pois são únicas! ..venho acompanhando seu trabalho a muito tempo mas fico só de olho kkkkk… chama no zap : 79 9 96820285 tenho interesse em um canivete exclusivo e único! .. Obrigado

  27. ivancampos Autor do post

    Boa noite, Gustavo!
    Pedras Arkansas em média e fina – e talvez extra-fina – vão dar conta do recado.
    Ou você pode usar pedras japonesas 1000 e 5000.

  28. Joseph

    Boas tenho uma masamoto e sei que tenho de ter muito cuidado com pois acho que e de lâmina azul, o que eu queria saber é se deixar de usar durante algum tempo posso usar o wd40 para prevenir a ferrugem e se ganhar ferrugem o que devo fazer??

  29. ivancampos Autor do post

    Você tem uma excelente faca! As Masamoto são muito tradicionais e respeitadas evale a pena ter cuidado com sua peça. WD40 – e óleos similares – funcionam e você também pode optar óleo mineral fio, tipo óleo Johnson, que não precisa ser removido da faca antes do uso.
    Para remover ferrugem, se for pouca coisa pode usar uma lixa fina, mas o acabamento da faca não vai ficar gual ao original.

  30. Caio Dorigon

    Oi, Ivan, tudo certo? Um amigo foi para o japão e encomendei com ele uma faca de aço damasco com aço V-G10 (igual a essa http://www.hocho-knife.com/sakai-takayuki-33-layer-vg10-damascus-hammered-chef-knife-gyuto-210mm/).
    Pesquisei bastante sobre como cuidar bem dela e achei muitas informações contraditórias. Na sua opinião, qual a melhor pedra para afiá-la (400, 500, 800, 1000?). Devo usar chaíra (uma das coisas que li é que passar chaíra no aço VG-10 é pouco eficiente, mas outros lugares recomedaram…)? E se sim, melhor uma chaira diamantada ou de cerâmica?
    Muito obrigado pela atenção.

  31. ivancampos Autor do post

    Olá, Caio

    Nunca experimente facas da sakai Takayuk mas já ouvi coisas boas sobre elas, além dessa aí ser muito bonita.
    sobre a afiação você não va precisar nunca de pedras inferiores a 1000, exceto para remover dentes e outros danos no fio. Uma boa combinação seria uma 1000 e uma 5000 – e daí pra frente você decide se é necessário.
    Quanto à chiara, acho que depende mas da chaira que você usar. A diamantada é bemabrasiva, na verdade é uma pedra diamantada no formato de chaira – então também depende do uso pretendido. De qualquer forma, vale a pena combinar a pedra e a chaira para prolongar a vida útil da faca.

  32. Caio Dorigon

    Muito obrigado pela resposta!
    Então seria melhor uma chaíra de cerâmica para não desgastar tanto o aço? Sabe se as marcas de chaíra tem grande diferenças entre uma e outra ou de modo geral são similares?

  33. ivancampos Autor do post

    Esse processo é meio inevitável em aços carbono. Eu recomendo aos clientes que deixem a oxidação ir se criando normalmente, com o uso, evitando apenas a ferrugem ativa.

  34. ivancampos Autor do post

    Boa noite, Warrington! Tenho recomendado a estriada da Victorinox (não diamantada) pois acho essa chaira uma boa relação custo/benefício.

  35. Welker

    Olá amigo, estou praticando e adorando os resultados de minhas afiações, eu ñ tenho nada caro (ñ ainda), mais pretendo assim q possível adquirir umas pedras dessas maravilhosas pois entendo q o resultado vale à pena. Faço minhas afiações usando lixas d’água (q funcionam mt bem).
    Fiz um strop, mais ñ enconcro a tal pasta jacaré, q é recomendada nos sites onde se vendem este produto, eu encontrei um relojoeiro me recomendou KAOL, o produto q ele usa, vc conhece? Será q qq pasta d polimento serve para usar no strop e finalisar os fios das facas?
    Muito obrigado!

  36. ivancampos Autor do post

    Olá,Welker
    Afiação éuma arte e parece que existem mil jeitos de se obter um bom fio, o que deixa a coisa ainda mais divertida.
    Nunca usei pasta Jacaré e nem conheço mas talvez você encontre em casas especializadas em materiais de polimento. Sobre o caol, é um abrasivo “suave” e deve funcionar para dar a última polidinha no fio – e tem em qualquer supermercado.
    Boa sorte com suas experiências.

  37. Rogério Kezerle

    Boa noite.
    Comprei uma chaira diamantada da zwilling.
    Achei ótima para recuperar algumas facas minhas que estavam cegas, surdas e mudas. Tramontina, Arkip entre outras.
    Munha duvida é se posso usa-la para manter o fio, passando a faca com pouca pressão na chaira.
    Fico preocupado em estragar minha zwilling miyabi….

  38. ivancampos Autor do post

    Não vejo problema, Rogerio, mas lembre-se que se trata de uma pedra diamantada no formato de chaira, e bem agressiva. Em vez de alinhar o fio, como as chairas comuns, ela remove material como uma pedra.

  39. Matheus

    Boa noite Ivan, comecei recentemente nesse mundo da cutelaria kkk e estou com algumas dúvidas. Comprei uma katana em aço carbono e ela veio com alguns pontos pretos na lâmina. Não comprei ainda o kit de reparos, mas vi algumas dicas na internet para usar óleo de máquina e Kaol para retirar a oxidação. Como sou novato nesse mundo estou com medo de usar estes produtos e estragar a lâmina. E outra coisa, qual a frequência que devo fazer esta manutenção. O que você sugere??. Desde já muito obrigado pela atenção.

  40. ivancampos Autor do post

    Boa noite, Matheus!
    Entre em contato com o Flávio Duprat, que entende bem mais diisso do que eu, pelos telefones 11-992951143 ou 55176334 ou pelo Facebook. Tenho certeza que ele vai te ajudar.

  41. ivancampos Autor do post

    Bom dia,Paulo!
    Você quer lixar a chaira porque ela enferrujou, correto? Bom,é difícil dizer algo sem ver a peça mas sugiro que você comece com uma lixa 220 e, senão funcionar, passe para uma mais grossa.

  42. Paulo

    Bom dia eu trabalhava em um frigorifico e sempre passa lixa na chaira indicação de um pessoa que me vendeu a chaira mais nao lembro mais qual é a lixa a uncica coisa que eu lembro é que tem que ser lixa de ferro

  43. Paulo

    Bom dia ivan
    eu trabalhava em um frigorifico e sempre passa lixa na chaira indicação de um pessoa que me vendeu a chaira mais nao lembro mais qual é a lixa a uncica coisa que eu lembro é que tem que ser lixa de ferro

  44. Luís

    Prezado Senhor Ivan,
    Gostei do artigo do senhor. Gosto muito de lâminas, e mantê-las afiadas para mim é um hobby. Tenho uma pequeníssima coleção com facas de combate (militares) e de sobrevivência. Como são peças caras, não as uso, e para deixá-las em permanente exposição, lubrifiquei as suas lâminas.
    De todas, porém, decidi escolher uma para uso pessoal, e comprei, para afiá-la, um afiador que possui a pedra diamantada, e bastões de cerâmica.
    O fabricante recomenda o uso de água ou de lubrificantes que não possuam petróleo em sua composição.
    Diante disso, pergunto ao senhor se podem ser utilizados quaisquer lubrificantes que não possuam o petróleo como base, tal qual o silicone, que vem em graxa e líquido, indicado para lubrificação de borrachas exatamente pela ausência do petróleo.
    Desde já lhe agradeço.

  45. ivancampos Autor do post

    Boa noite,Luís!
    Nessa você me pegou. Recoemndo que entre em contato com o Flavio Duprat pelos telefones 11-55176334, 11-992951143 ou pelo Facebook. Ele é o maior especialista em afiação do Brasil e com certeza vai poder esclarecer suas dúvidas.

  46. Giovanni

    Ola ivan, qual a diferença em questao a espessura das laminas… comprei uma de aco inox 2,8mm la tinha a opção de 1,6mm mas imaginei que qt mais grossa mais tempo dura devido as afiações ou nao!? O corte é melhor das mais finas?

  47. ivancampos Autor do post

    Bom, Giovanni, isso depende mais da utilização da faca. Se for faca de cozinha, a mais grossa estará na média e a mais fina já próxima do que agente chama de “laser”. Mas é mais preferência pessoal que critérios técnicos, nesse caso.

  48. Gabriel Moraes

    Olá Ivan,comprei uma faca do estilo Karambit/Kerambit com lâmina de aço carbono colorida,eu sem querer deixei cair no chão de ponta e a ponta amaçou e quebrou,foi pequeno o pedaço mas se caso eu for pedir para afiar com esmeril ou coisa do tipo,a lâmina pode ser danificada? e a pintura pode acabar desgastando? Obrigado pela resposta,estou muito nervoso e com medo de estragar pois é uma das minhas réplicas favoritas e não quero que fique danificada :/

  49. ivancampos Autor do post

    Gabriel, para refazer a ponta, quem reafiar a faca vai ter de remover algum material do perfil. Quanto mais cuidadoso ele for, menor o dano ao acabamento.

  50. ivancampos Autor do post

    Geralmente, espadas que não vem afiadas são decorativas e, mesmo que você afie, a lâmina não vai servir para cortar nada mais que algumas vezes antes de perder a capacidade de corte. Não sei qual é sua espada mas sugiro que você cheque isso com o fabricante antes de afia-la.

  51. Andre

    Boa tarde Ivan,coleciono facas militares,recentemente comprei um facao da decada de 80 da imbel,porem esse modelo veio pintado com uma tinta preta e eu deduzi que seja epoxi,pois bem,todas as minhas facas antes de guardar passo oleo mineral e enrrolo com insulfilme(plastico pvc),a tinta epoxi jah faz a funcao de impedir a oxidacao da lamina,porem teria algum problema eu passar oleo mineral e enrrolar com insulfilme,ou seja,o oleo mineral de alguma forma poderia remover ou ateh mesmo dissolver o epoxi?

  52. ivancampos Autor do post

    Que bom que lhe foram úteis, Nádia. Facas cegas ou com o fio danificado são muito normais em cozinhas profissionais hoje em dia, em parte pela falta de informação sobre sua correta manutenção e afiação e em parte pela cultura da “ferramenta descartável”.

  53. André Benachio

    Boa tarde!

    Comprei recentemente uma faca chefe Tramontina, modelo Century, linha profissional.

    Me surpreendi com o corte da mesma, excelente…e me surpreendi também por ter perdido o corte após 3 vezes de uso.

    Estou utilizando uma tábua de plástico, e achei estranho por ter perdido a afiação tão rápida, por tratar-se de uma faca profissional.

    Acabei comprando uma pedra de amolar da Tramontina, nas graduações 400 e 1000. Aguardo o recebimento da mesma.

    Minha pergunta é: Normal uma faca perder afiação tão rápido? Será que a tábua que estou utilizando é inadequada? Será que com este pedra consigo afiá-la novamente? Estou com medo de ter pagado uma valor caro na faca e na pedra de amolar, e não conseguir fazer bom uso das mesmas…

    Desde já agradeço pelas orientações. Forte abraço!

  54. Flavio

    Bom dia amigo.

    Entendi a diferença entre chaira e a pedra. Mas a diferença entre pedra e esses afiadores portáteis, que vem com dois orifícios para afiar? Quais são as funções de cada um (pedra vs. afiador)?

    Para tarefas usuais de cozinha você recomendaria qual dois dois?
    E se tiver alguma recomendação de compra de chaira e pedra/afiador portátil.

  55. ivancampos Autor do post

    Desculpe a demora na resposta, Lucas. Não tinha visto sua pergunta. Você pode ravivar o damaco com uma solução ácida como vinagre, limão ou a combinação dos dois. Deixe o líquido na lâmina até obter o resultado desejado e depois remova e passe óleo.

  56. ivancampos Autor do post

    Olá, André!
    Desculpe a demora para responder mas não tinha visto sua mensagem.
    Facas comerciais – as nacionais e muitas importadas – normalmente privilegiam a manutenção e a facilidade de afiação em vez da capacidade de retenção de fio.

  57. ivancampos Autor do post

    Olá, Flavio!
    Desculpe a demora na resposta mas não tinha visto sua mensagem.
    Esses afiadores são habitualmente, feitos de duas pedras em formato de disco ou bastão e cruzadas de forma a afiar dos dois lados da lâmina em uma só passada. A grana dessas pedras varia de grossa à extra fina, normalmente sendo média e e média-grossa.

  58. Luiz

    Olá bom dia

    Ivan , comprei recentemente uma Glock 81, lâmina preta, e na primeira utilização para abrir uma latinha , a lâmina já descascou na ponta.

    Não utilizo de forma severa ,mas não gostaria de deixá-la assim . Minha outras Ka Bar nunca tiveram esse problema.

    O que recomenda ?

    Obrigado desde já pela atenção
    Abs

  59. ivancampos Autor do post

    Bom dia, Luiz
    Já vi essa faca mas nunca a usei e não saberia lhe dizer qual o acabamento que ela recebeu mas que, pelo jeito, é inferior ao das Ka-Bar.Para reparar-lo, você pode tanto procurar um armeiro que faça fosfatização (e isso TALVEZ fique bom) ou entrar em contato com o fabricante e ver o que eles recomendam. Uma oisa é certa: toda faca que recebe algum tipo de acabamento de superfície, por melhor que seja, vai acabar por perdê-lo devido ao atrito obrigatoriamente gerado durante o uso – é só questão de tempo.

  60. ivancampos Autor do post

    Bom dia, Michel! Se for espada japonesa, talvez o Remo Nogueira possa te ajudar. Já outras, não sei quem poderia fazer a restauração. Boa sorte!

  61. Angelo Gabriel de Lima Neto

    Boa noite Ivan, comprei uma faca de aço 6150, que utilizarei para churrascos, qual pedra de afiar é você recomenda para afiação desta faca?

  62. Cristiane

    Ivan, bom dia!
    Tenho um faqueiro de inox (talheres pesados) da Wolff.
    As facas não têm serra. Gostaria de saber se você faz este serviço de amolação.
    Obrigada

Os comentários estão desativados.